Labrugeira e o Vinho
Os vinhos do alto concelho de Alenquer são referidos em vários escritos ao longo de séculos, pela sua qualidade e pelo facto de serem vinhos escolhidos para servirem a Casa Real Portuguesa e para outras casas distintas.No entanto, foi no século XIX que Camilo Castelo Branco no seu livro “A filha do Regicida” página 131 refere: “ … e saindo pelos moínhos de vento, pelo vale da Anunciada até Andaluzes, isso é que é lindo, principalmente se um homem lançou a fateixa na tasca do vesgo e com duas mãos de carneiro, faz lastro a dois tragos bons de vinho da Labrugeira. São os meus passeios ao Domingo”.
Assim se prova que desde sempre os vinhos da Labrugeira eram conhecidos e apreciados.Foi porém em 1973, que um grupo de 85 viticultores do Alto Concelho de Alenquer, na aldeia da Labrugeira, se uniram e organizaram numa únia adega – Adega Cooperativa da Labrugeira. Assim se deu um grande passo para potencializar a boa qualidade das uvas para a produção de grandes vinhos da região. A pouco e pouco se foram juntando novos associados com vinhas situadas na zona norte do concelho de Alenquer, no sopé sul e oeste da serra de Montejunto, com uma área de influência que cobre as freguesias de Ventosa, Olhalvo, Cabanas de Torres e Abrigada e Vila Verde dos Francos.
Esta região de meias encostas, com terrenos argilo-calcáreos e protegida do clima marítimo da zona litoral oeste, pelas serras que seguem por Vila Verde dos Francos e serra de S. Julião, produz grandes vinhos tintos e brancos com boa estrutura e graduação acima da média geral. Desde a sua fundação até hoje, a Adega tem vindo a obter centenas de prémios e distinções, nacionais e internacionais, nomeadamente em 1990 quando foi distinguida com o 1º Prémio no Concurso Nacional de Vinhos da Junta Nacional do Vinho, com o vinho tinto colheita 1990, concurso que premiava a nível nacional apenas três vinhos tintos e três brancos. Desde então, a Adega recebeu centenas de medalhas de ouro, prata e bronze em concursos nacionais e internacionais, nomeadamente no Concurso de Vinhos de Lisboa, Concurso do Crédito Agrícola, Concurso do Festival Nacional de Vinho e nos Concursos da Viniportugal. Em 2020 recebeu uma medalha de ouro em França, na Vinalies Internationales-”Concours des Enologues de France” com o vinho “Velharia” Reserva 2014.
Actualmente a Adega da Labrugeira comercializa uma vasta gama de vinhos engarrafados e acondicionados, brancos, tintos, rosés, vinhos leves, aguardentes bagaceiras e vinho espumante, com a certificação Regional Lisboa (IGP) e DOP Alenquer. Distribui no mercado português, no mercado Europeu e exporta para Países Terceiros. A sua produção anual cifra-se em cerca de 4 milhões de litros.
Diretor Comercial e Financeiro: Dr. José Afonso N. Carneiro Santos
Enólogo: Ricardo Noronha
Vendas: Francisco Calçada